#VoceSabiaFENEC – Viaduto Sustentável

      Um novo projeto produzido pela empresa Coffice, para a reforma da ponte Calábria, no sul da Itália, chamado de Solar Wind, combinou inovações tecnológicas sustentáveis com pesquisas ecológicas. O projeto consiste na criação de um viaduto que possua 26 turbinas eólicas localizadas entre seus pilares estruturais capazes de gerar 36 milhões KWh/ano. Além disso, sua rodovia será preenchida com a tecnologia de rodovia fotovoltaica, já utilizada nas estradas dos EUA, que consiste por uma grade densa de células solares revestida com um plástico transparente resistente capaz de gerar eletricidade a partir de um sistema de coleta de energia solar.
      O projeto visa uma produção anual de cerca de 40 milhões kWh de eletricidade para 15mil famílias italianas. Como a demolição da ponte Calábria custaria cerca de US$ 55 milhões aos cofres públicos italianos, o governo decidiu criar um concurso para sua reutilização sustentável.
      Além das turbinas eólicas e dos painéis solares, o projeto da Coffice visa também à implantação de parques com estufas solares e mirantes durante todo o percurso do viaduto, para que os motoristas possam parar e admirar a vista da costa italiana.

viaduto sustentável