Estrutura Organizacional

 

A Federação Nacional dos Estudantes de Engenharia Civil é composta pelos seguintes orgãos:

  • CONEREC: Conselho Nacional das Entidantes Representativas dos Estudantes de Engenharia Civil
  • CONSELHO CONSULTIVO
  • DIRETORIA EXECUTIVA
  • ASSESSORIA

CONEREC

O Conselho Nacional de Entidades Representativas dos Estudantes de Engenharia Civil é o órgão deliberativo da FENEC, constituído por pelo menos um representante de cada Entidade de Base filiada a FENEC.

O CONEREC se reúne pelo menos uma vez por ano nos ENECs, e é convocado pela Diretoria Executiva da FENEC.

Cabe ao CONEREC:

  1. Representar de maneira ética suas Entidades de Base filiadas;
  2. Coordenar, avaliar, fiscalizar e manifestar-se sobre a atuação das demais instâncias da FENEC;
  3. Eleger a Diretoria Executiva da FENEC;
  4. Destituir a Diretoria Executiva da FENEC;
  5. Deliberar sobre atos normativos da FENEC, como Regimento Interno;
  6. Discutir e homologar as contas e o balanço da FENEC;
  7. Receber, avaliar e dar parecer sobre relatórios das demais instâncias da FENEC;
  8. Deliberar em última instância;
  9. Alterar o Estatuto;
  10. Decidir sobre a extinção da FENEC, nos termos do Estatuto.

CONSELHO CONSULTIVO

O Conselho Consultivo tem como principal objetivo contribuir com a gestão de conhecimento da FENEC. Composto por 03 diretores da gestão anterior, o Conselho atua na estratégia e no acompanhamento dos resultados da Diretoria Executiva.

DIRETORIA EXECUTIVA

A Diretoria Executiva da FENEC é o órgão executivo e representativo da FENEC. A Diretoria é eleita no CONEREC em cada ENEC, e tem o mandato de 01 ano, que vai de 01º de julho a 30 de junho do ano seguinte.

Os cargos serão assumidos pelas Entidades de Base filiadas eleitas pelo CONEREC, conforme processo eleitoral definido no Estatuto, e exercido pelos Diretores indicados pelas mesmas, sendo os Diretores pessoas físicas que representam as Entidades de Base filiadas eleitas.

A Diretoria Executiva é composta dos seguintes cargos:

Presidência

  1. Representar a Federação interna e externamente;
  2. Presidir e agendar as reuniões da Diretoria Executiva e do CONEREC;
  3. Elaborar e apresentar relatórios de resultados periodicamente;
  4. Acompanhar, gerir e alinhar as ações da Diretoria Executiva;
  5. Representar, juntamente com o Diretor Administrativo Financeiro, em documentos que envolvam responsabilidade financeira da Federação, de acordo com o estabelecido no estatuto;
  6. Firmar e gerir parcerias para a Federação.

Diretoria Administrativa Financeira

  1. Gerir, de forma planejada e transparente, os recursos financeiros da Federação;
  2. Garantir a regularização jurídico-fiscal da Federação;
  3. Secretariar as reuniões da Diretoria Executiva e do CONEREC;
  4. Representar, juntamente com o Presidente, em documentos que envolvam responsabilidade financeira da Federação, de acordo com o estabelecido no estatuto;
  5. Arquivar e gerir os documentos da Federação seja por imposição legal ou por questões operacionais;

Diretoria de Desenvolvimento

  1. Fomentar a realização de pesquisas técnicas pelos graduandos de Engenharia Civil;
  2. Fomentar a realização de atividades de extensão pelas Entidades de Base;
  3. Fomentar e articular o intercâmbio entre graduandos e Entidades de Base de Engenharia Civil;
  4. Incentivar e promover debater acerca do ensino de Engenharia Civil no Brasil.

Diretoria de Integração

  1. Dar suporte na criação e regularização de Entidades de Base de Engenharia Civil;
  2. Regulamentar e gerir o processo de filiação das Entidades de Base à Federação.
  3. Prospectar novas Entidades de Base para filiação à Federação.

Diretoria de Eventos

  1. Regulamentar, acompanhar e dar suporte à realização dos eventos realizados pela Federação;
  2. Promover, divulgar e fomentar eventos de interesse da Federação e dos estudantes de Engenharia Civil do Brasil;
  3. Dar suporte a eventos locais realizados por Entidades de Base filiadas à Federação.

Diretoria de Comunicação

  1. Gerir a identidade visual da Federação;
  2. Divulgar e promover a Federação junto às Entidades de Base, Graduando em Engenharia Civil e Sociedade em geral;
  3. Gerir os canais de comunicação internos e externos da Federação.

ASSESSORIA

Para operacionalizar as atividades da Federação são necessárias pessoas engajadas e presentes nas diversas localidades do país, devido ao seu tamanho continental. Por isso, cada diretoria apresenta uma demanda de um corpo executivo que vai além dos Diretores. Dessa forma são padronizados os seguintes cargos para integrar o corpo executivo da Federação, cargos esses que poderão ser ajustados de acordo com a demanda da gestão e linha de trabalho da Diretoria Executiva:

Presidência

Assessor de Gestão: Responsável pela elaboração e gerenciamento do planejamento Estratégico da Federação.

Assessor de Negócios: Responsável pelo mapeamento, captação e gestão dos parceiros da Federação.

 Diretoria Administrativa Financeira

Assessor Administrativo: Responsável pela manutenção dos assuntos administrativo da Federação.

Assessor Financeiro: Responsável pela manutenção dos assuntos financeiros da Federação.

Diretoria de Desenvolvimento

Assessor Acadêmico:Responsável pelo suporte às entidades de bases filiadas para a realização de projetos e atividades que fomentem o ensino, pesquisa e extensão.

Assessor de Desenvolvimento: Responsável pelo suporte e fomento as entidades de bases filiadas para a realização de projetos, promoção de intercâmbios e promover debater acerca do ensino de Engenharia Civil no Brasil.

Diretoria de Integração

Assessor de Expansão: Responsável por desenvolver projetos que visem a captação de novos filiados.

Assessor de Federação: Responsável pelo gerenciamento do processo de filiação das entidades de Bases Filiadas.

Diretoria de Eventos

Assessor de eventos: Responsável pelo gerenciamento e suporte aos eventos realizados pelas Entidades de Base.

Assessor de eventos internos: Responsável pelo gerenciamento e manutenção aos eventos realizados pela Federação.

Diretoria de Comunicação

Assessor de Criação: Responsável pela identidade visual e criação do material gráfico e promocional da Federação.

Assessor de TI: Responsável pelo gerenciamento dos canais de comunicação da Federação.